top of page
  • Foto do escritorSaquarema RJ

WSL IRÁ FINANCIAR PROJETO DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SAQUAREMA

A WSL se uniu a novos parceiros para promover a conservação costeira e a educação ambiental em cidades litorâneas.

A organização que cuida do surfe profissional no mundo se uniu a Surf Conservation Partnership, Conservação Internacional (CI-Brasil) e ao Instituto APRENDER Ecologia. O projeto vai realizar ações de conservação e educação ambiental em Saquarema, local que recebe eventos importantes do surfe todos os anos. Os recursos também ajudarão na criação do Programa Nacional de Reservas de Surf, que tem o objetivo de ampliar a conservação marinha e mobilizar as comunidades do surfe no país. Segundo a WSL, as reservas de surfe nacionais serão áreas definidas pelas comunidades locais, reconhecidas nacionalmente e destinadas à valorização e conservação de ecossistemas de surfe icônicos.


O financiamento da WSL vai possibilitar engajar comunidades e auxiliar na estruturação do programa para a criação da primeira reserva nacional.

“O surfe tem uma profunda conexão com o oceano e temos razões óbvias para protegê-lo e preservá-lo para as futuras gerações. Além disso, é muito gratificante a WSL poder fazer parte desse projeto, que beneficiará também a região de Saquarema, que todos os anos nos recebe de braços abertos para nossos eventos, inclusive é uma etapa do Circuito Mundial, e acaba reunindo a comunidade global do surfe" Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.


Relação com o meio ambiente


A WSL vem a cada ano promovendo ações pela preservação do meio ambiente, até porque o palco da disputa do surfe é o oceano. Em várias etapas do Circuito Mundial, essas campanhas são reforçadas. O recurso da WSL será implementado no projeto Ecossistemas de Surf Brasil, da CI-Brasil e APRENDER Ecologia. Por meio da WSL PURE grant, o projeto Ecossistemas de Surf irá engajar e mobilizar parceiros locais e surfistas em ação de limpeza de praia na Lagoa de Saquarema.

Também haverá o desenvolvimento de ações educativas nas escolas locais sobre a importância da lagoa e dos ecossistemas do entorno para a preservação da área de surfe.


Com informações, Uol

Imagem: Valter Herzmann/WSL


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page