top of page
  • Foto do escritorCaio Silva

Serguei: O Roqueiro que Promoveu Saquarema


Serguei, cujo nome verdadeiro era Sergio Augusto Bustamante, foi um legítimo representante do rock nacional e ativista da contracultura. Ele foi uma das figuras mais irreverentes do rock and roll e de Saquarema, promovendo o nome da cidade como ninguém.

Iniciando sua carreira na década de 1950, Serguei nunca alcançou grande sucesso, mas é considerado um dos maiores roqueiros do Brasil. Na década de 1970, ele conheceu Saquarema e se apaixonou pelas belezas da cidade, vindo morar aqui na década de 1990.


No início dos anos 2000, a casa do roqueiro foi transformada em um museu, o “Templo do Rock”, que conta sua história pessoal e a história do rock and roll. Seu acervo inclui peças icônicas, como a bota da cantora Janis Joplin, com quem teve um affair.


Serguei faleceu em 2019 aos 85 anos. Sua casa, o “Templo do Rock”, permanece como museu em tributo à memória do roqueiro mais icônico do Brasil.


Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.


Artigo do nosso colunista Caio Silva | @historiasdesaquarema

Fotos e vídeos: Internet

Música: @sergueibr



O Templo do Rock


O Templo do Rock, localizado na casa onde o roqueiro Serguei viveu em Saquarema, está passando por um processo de revitalização. O projeto conceitual inclui a criação de um novo espaço inspirado em um pub inglês da década de 1960 e a instalação de uma estátua do cantor. O centro cultural, inaugurado em 2006, abriga uma coleção de itens relacionados à carreira de Serguei, incluindo cartazes de shows, fotografias, CDs, discos e roupas.

Após a revitalização, o Templo do Rock pretende ampliar suas potencialidades e se tornar um local para performances de artistas renomados e novos talentos locais. O objetivo é reforçar o prestígio que Serguei tinha junto a expoentes dos mais variados estilos musicais e ajudar a divulgar novos talentos de Saquarema.

No entanto, é importante ressaltar que o Templo do Rock está atualmente fechado para reformas e ainda não há previsão de abertura. A Prefeitura de Saquarema é responsável pelo projeto e administra o espaço.


Com informações, g1



Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page