top of page
  • Foto do escritorSaquarema Online

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PESQUISA DE QUALIDADE NOS POSTOS DE SAÚDE DE SAQUAREMA

O objetivo é buscar entender como pacientes e profissionais de saúde estão se comportando no dia a dia em cada unidade médica.

Divulgação/Prefeitura de Saquarema

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma pesquisa de qualidade nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo é buscar entender como pacientes e profissionais de saúde estão se comportando no dia a dia em cada unidade médica. A coordenação dos trabalhos está sob responsabilidade da equipe de Promoção da Saúde.


Nesta primeira etapa, os profissionais pesquisadores visitam as unidades de ESF do município. Ao chegar no local, realizam entrevistas com os usuários da rede (pacientes); com os funcionários da unidade, para autoavaliação; e com a chefia imediata. As respostas que não precisam ser identificadas por nome e endereço são avaliadas pela Psicóloga e equipe organizadora da pesquisa.


A segunda etapa da pesquisa consiste no retorno da profissional psicóloga aos postos de saúde. O objetivo é conversar com os funcionários de cada unidade e explicar a importância do correto acolhimento aos pacientes.


A terceira etapa da pesquisa é interna e não envolve a população ou os profissionais dos postos de saúde. Após a coleta de informações e as análises dos dados, as equipes de Promoção da Saúde irão elaborar um relatório contendo todo o diagnóstico com pontos negativos e positivos do trabalho efetuado. O material será entregue à Secretaria de Saúde para que execute mudanças e melhorias no que for necessário.


A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores.


A pesquisa seguirá nos postos de saúde até o final do mês de janeiro. Já a terceira fase tem previsão de término no mês de abril.


Atenção Básica como destaque na região


Destaque por seu desempenho no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde, Saquarema apresentou uma grande evolução no indicador sintético final (ISF), conquistando o primeiro lugar entre as cidades da Baixada Litorânea e da Região Metropolitana 2, tendo o melhor desempenho na Atenção Básica. Com a ótima pontuação, Saquarema também conquistou o sétimo lugar entre os 92 municípios do Estado.


Com 15 unidades básicas de saúde, Saquarema possui, atualmente, 85% de cobertura da população com acesso à saúde primária em todo o município.


Fonte: O Dia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page