top of page
  • Foto do escritorSaquarema da Informação

SAQUAREMENSE JOÃO CHIANCA COMEMORA SUA VITÓRIA EM PORTUGAL



O saquaremense João Chianca, 22 anos comemorou sua primeira vitória no World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) em Portugal. O MEO Rip Curl Pro apresentado por Corona foi encerrado em um mar épico na terça-feira em Supertubos, com Chumbinho surfando tubos espetaculares na final com o líder do ranking, Jack Robinson, 25 anos, da Austrália. A próxima é o Rip Curl Pro Bells Beach, em abril na Austrália.


“É muito difícil explicar o que estou sentindo nesse momento”, disse João Chianca, depois de vibrar bastante com a torcida, que lotou a praia de Supertubos na terça-feira. “Tinha altas ondas e, 5 minutos depois que entrei na bateria, me dei conta de como eu amo tudo isso que o surfe me proporciona. Foi só tubos perfeitos e o Pinga (Luiz Henrique, seu técnico) tinha me falado para ter calma e curtir todo o processo, porque minha hora ia chegar. Podia ser hoje, ou algum outro dia, mas ia chegar. E foi hoje, meu momento chegou”.


Até o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi abraçar João Chianca quando ele chegou na arena do evento, carregado pela torcida desde que saiu do mar. Esta foi a sexta vitória brasileira em 13 edições da etapa portuguesa em Supertubos, contra quatro da Austrália, duas dos Estados Unidos e uma do Havaí. A primeira foi em 2011, com Adriano de Souza derrotando Kelly Slater. A segunda com Filipe Toledo em 2015, depois Gabriel Medina em 2017, Italo Ferreira sendo bicampeão em 2018 e 2019 e agora foi João Chianca quem levantou o troféu de campeão do MEO Rip Curl Pro Portugal 2023.


O Brasil também segue dominando o ranking mundial. Entre os top-5 que vão disputar o título mundial no Rip Curl WSL Finals em Trestles, na Califórnia, três são da seleção brasileira. João Chianca é o novo vice-líder, com Filipe Toledo em terceiro lugar e Caio Ibelli em quarto. As exceções são o australiano Jack Robinson na liderança e o norte-americano Griffin Colapinto na quinta posição. Mas, tem mais brasileiro se aproximando para brigar pelas cinco vagas, com Yago Dora subindo para o sétimo lugar e Gabriel Medina na nona colocação.


Fotos: @WSL / Damien Poullenot / Thiago Diz


Notícia: @saquaremadainformacao

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page