top of page
  • Foto do escritorSaquarema-RJ

SAQUAREMA: O PARAÍSO DO SURF NO BRASIL 🤙



Nos anos 70, Saquarema era apenas uma modesta vila de pescadores, quase desconhecida. Contudo, atraídos pelas ondas impecáveis, os surfistas mais destemidos do Rio de Janeiro começaram a desbravar a região. Naquele tempo, sem muitos recursos para documentar suas aventuras, as histórias desses precursores do surf só podiam ser confirmadas através da experiência visual.

A jornada para Saquarema era longa e desafiadora, mas recompensava os “desbravadores” que passavam dias acampados nas areias de Itaúna ou da Praia da Vila. Separadas pela Igreja Nossa Senhora de Nazaré e pelo canal que liga a Lagoa de Saquarema ao mar, essas duas praias oferecem ondas excepcionais, independentemente da direção da ondulação ou do vento. Se uma não estivesse boa, era provável que a outra estivesse em melhores condições.

Com o tempo, a fama de Saquarema se propagou, e a cidade se tornou palco dos memoráveis festivais de surf da década de 70. As ondas perfeitas e poderosas se tornaram o principal chamariz turístico do local.



Em 2017, Saquarema, mais precisamente a Praia de Itaúna, ganhou proeminência no cenário do surf mundial. Após anos de etapas bem-sucedidas do QS (Divisão de Acesso), a cidade foi escolhida para sediar a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surf. Antes realizada no Postinho, na Barra da Tijuca, a competição encontrou em Saquarema o cenário ideal, rendendo à cidade o apelido carinhoso de ‘Maracanã do Surf’.

Assim como o estádio Maracanã é o santuário do futebol no Brasil, Saquarema se tornou o equivalente no universo do surf. Reconhecida nacionalmente como o “Maracanã do Surf”, Saquarema se prepara para sediar novamente etapas das três divisões do surf: QS, CS e CT.

Ao se consolidar como a primeira cidade do mundo a sediar as três etapas da competição, Saquarema será palco para os campeonatos de surf organizados pela World Surf League (WSL), divididos em três partes: CT (Championship Tour), CS (Challenger Series) e QS (Qualifying Series). Cada uma dessas etapas tem um nome específico quando ocorre em Saquarema:


  • Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves: Este é o único QS 5000 masculino e feminino que acontece em Saquarema. É o primeiro a acontecer, será nos dias 15 a 21 de abril.

  • Vivo Rio Pro apresentado por Corona: Esta é a etapa brasileira do Championship Tour (CT) que acontece em Saquarema entre os dias 22 a 30 de junho.

  • Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil: Esta é a etapa do Challenger Series (CS) que ocorre em Saquarema entre os dias 12 e 20 de outubro.

Cada uma dessas etapas desempenha um papel crucial na organização do surfe profissional.


Então, anote na sua agenda e se programe para vir a Saquarema curtir uma dessas etapas, ou quem sabe todas?


Artigo escrito por Carina Viana para o @rjsaquarema e @saquaremaonlineoficial

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page