top of page
  • Foto do escritorSaquarema-RJ

Saquarema, o ‘Maracanã do Surfe’ que Brilha desde os Anos 70”



De acordo com uma reportagem do jornal Extra, Saquarema, uma cidade pitoresca no interior do Rio de Janeiro, é mais do que apenas um local de beleza natural. É o coração pulsante do surfe brasileiro. Desde a década de 1970, Saquarema tem sido o palco de campeonatos nacionais de surfe, atraindo turistas e atletas de todo o país.


A fama de Saquarema como a “capital nacional do surfe” começou na década de 1960, quando as ondas locais começaram a atrair surfistas. No entanto, foi na década de 1970 que a cidade realmente começou a brilhar. Surfistas da Zona Sul do Rio descobriram as ondas locais e começaram a compará-las com as praias do Havaí.


A Associação de Surfe de Saquarema nasceu dessa descoberta, com surfistas locais e visitantes formando uma parceria única. Surfistas renomados como Ricardo Bocão, Daniel Friedman, Pepê Lopes e Rico de Souza consideram Saquarema como seu “segundo lar”, trazendo consigo uma onda de interesse na cidade.


Em 1975, a marca Ala Moana organizou um campeonato nacional em Saquarema, que atraiu surfistas de todo o Brasil. Foi nesse momento que Saquarema ganhou o apelido de “Maracanã do surfe”. A paixão fervorosa dos fãs e os gritos da areia para os atletas no mar lembravam aos jornalistas a paixão brasileira pelo futebol.


O sucesso do campeonato inspirou Nelson Motta a investir no festival “Som, Sol e Surfe” no ano seguinte. Desde então, Saquarema se tornou um destino obrigatório para os amantes do mar.

A praia de Itaúna é especialmente amada pelos surfistas por sua posição geográfica favorável e suas águas profundas. As ondas podem chegar a três metros de altura, graças ao deslocamento do vento em direção à costa.


Em 2017, Saquarema recebeu o campeonato mundial da World Surf League (WSL). Este ano, Itaúna foi mais uma vez a casa mundial do surfe e teve o brasileiro Yago Dora como vencedor da etapa.

Então, se você é um amante do surfe ou apenas um turista procurando um lugar para relaxar e desfrutar da beleza natural, Saquarema é o lugar para você.



Esse artigo foi inspirado em uma reportagem do Jornal Extra


  • https://extra.globo.com/rio/cidades/saquarema/noticia/2023/09/capital-nacional-do-esporte-saquarema-virou-o-maracana-do-surfe-na-decada-de-1970.ghtml

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page