top of page
  • Foto do escritorSaquarema RJ

Saquarema: o Maracanã do Surf e muito mais



Saquarema é o Maracanã do Surf, mas você sabe por quê? Não é só porque aqui acontecem os maiores campeonatos de surf do mundo, mas também porque aqui o surf é mais do que um esporte, é uma paixão. Nós vamos te contar um pouco da nossa história e da nossa cultura do surf, que fazem de Saquarema uma cidade única e especial.


Tudo começou nos anos 1960, quando uns amigos do Arpoador resolveram pegar a estrada e procurar ondas melhores. Eles foram os primeiros a desbravar as ondas de Itaúna, uma das nossas praias mais famosas, que tem tubos perfeitos e muita força. Eles eram uns caras incríveis, como Rico de Souza e Pepe Lopes, que viraram lendas do surf. Depois vieram outros, como Fedoca Lima, Bocão, Betão Helmo e Paulo Proença. Eles fizeram do surf um estilo de vida em Saquarema, e espalharam essa vibe por toda a região.


Saquarema começou a receber os primeiros campeonatos de surf em 1975, e desde então nunca mais parou. O Festival de Surfe de Saquarema foi o primeiro evento do tipo na cidade, e inaugurou uma tradição que dura até hoje. Saquarema é uma parada obrigatória para os melhores surfistas do Brasil e do mundo, que vêm à cidade para competir nas etapas do Campeonato Mundial de Surf da WSL (World Surf League). Em 2017, Saquarema recebeu sua primeira etapa da WSL, e mostrou para o mundo porque é um dos melhores picos para surfar no Brasil. As ondas de Saquarema são consistentes e de alta qualidade, e fazem a alegria dos surfistas profissionais e dos fãs, que lotam as areias para ver o show.


O surf não é só um esporte em Saquarema, mas também uma forma de expressão. A cidade respira surf e tem uma identidade própria ligada ao esporte. O surf também trouxe benefícios para a cidade, como o desenvolvimento do turismo, da economia e da infraestrutura. Mas o mais importante é que o surf também tem um papel social e ambiental em Saquarema. Muitos projetos buscam promover a inclusão, a educação e a conscientização dos jovens através do esporte, além de preservar as belezas naturais da região.


Saquarema é o Maracanã do Surf porque é um lugar onde se vive e se celebra o surf, onde se reúnem os melhores atletas e onde se fazem as melhores disputas. Mas também porque é um lugar onde se respeita e se valoriza o surf, onde se homenageia os ídolos e onde se forma novos talentos. Saquarema é, sem dúvida, um lugar especial para o surf brasileiro e mundial.



Colunista: @rjsaquarema

Foto: Internet


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page