top of page
  • Foto do escritorSaquarema RJ

Saquarema em Ação: Cidade intensifica combate à dengue e chikungunya

Combate à Dengue e Chikungunya em Saquarema



Em Saquarema, foram registrados 58 casos de dengue e 6 de chikungunya. Para enfrentar a situação, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade elaborou um Plano de Ação. O plano inclui a criação de um local centralizado para o atendimento dos casos suspeitos, equipado com suporte básico e avançado de equipamentos e recursos humanos.


A equipe de vigilância epidemiológica está realizando uma busca ativa nos prontuários e boletins de atendimento dos postos de urgência do município. O objetivo é localizar pacientes com sintomas compatíveis e promover a investigação, notificação e encaminhamento para coleta. Além disso, estão sendo tomadas medidas para resolver os casos de água parada em terrenos baldios.

Ações de promoção e prevenção das arboviroses estão sendo desenvolvidas diretamente nos postos de urgência do município e nos equipamentos de saúde públicos e privados, além dos espaços públicos, incluindo 47 escolas e 45 creches.


Para identificar o aumento da quantidade de mosquitos em cada região, foi implantado o método ovitrampas nas atividades da Vigilância Ambiental, em áreas sinalizadas com casos.

Atualmente, o Programa Municipal de Combate às Arboviroses concluiu os trabalhos de desinfestação em alguns bairros e já estão sendo realizadas ações em outros. Em aferição realizada de 07 a 13 de janeiro de 2024, Saquarema teve o índice total 0,4 de infestação.


Na semana de 5 a 9 de fevereiro, ações voltadas para a mobilização e conscientização de prevenção à Dengue serão realizadas nos terminais rodoviários, em Saquarema e Bacaxá. Nos dias 8 e 9, a campanha percorrerá as orlas das praias de Jaconé, Vila, Barrinha e Itaúna.


A Direção de Vigilância em Saúde de Saquarema ressalta a importância da população neste combate ao Aedes aegypti. A recomendação é que todos usem 10 minutos por semana para vistoriar as suas casas, eliminando depósitos que possam acumular água. A situação é complexa, mas com a colaboração de todos, é possível combater essas doenças.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page