top of page
  • Foto do escritorCaio Silva

Saquarema, Capital Nacional do Surf

Atualizado: 14 de jun. de 2023



Saquarema, que até a década de 1960 era conhecida como uma pitoresca vila de pescadores, pela qualidade de seus pescados e pela festa de sua Padroeira passou a ser frequentada pelos “cabeludos” que eram jovens vindos da capital do Estado em busca de boas ondas.


Aqui encontraram um verdadeiro paraíso, muitos deles comparavam Saquarema ao Havaí, aquela vila de pescadores, com praias desertas onde todos viviam em harmonia com a natureza. Eles chegavam aos montes, acampavam nas praias, faziam pequenos serviços para fazer algum dinheiro para alimentação.


Os moradores da cidade, principalmente os de Itaúna que na época era basicamente habitada por pescadores, a princípio estranharam a presença desses “cabeludos” mas, viram que esses jovens só queriam surfar e viver em comunhão com a natureza. Logo estavam totalmente entrosados com os locais, passando ensinar a prática do surf aos jovens saquaremenses.


Os primeiros desbravadores foram os surfistas Armando Serra e Tute que aqui chegaram em 1964 abrindo as portas para outros muitos surfistas como Ricardo Bocão, Pepê Lopes, Tito Cavalcanti, Octávio Pacheco, Daniel Friedman, Maraca, Paulo Proença entre outros.


Saquarema entra na década de 1970 já conhecida como o Maracanã do Surf, e é nessa década que acontecem os primeiros campeonatos. Em 1976 Saquarema chega ao seu auge, com a realização do VI Campeonato Nacional de Surf de Saquarema junto a um festival de Rock’n roll, que reuniu grandes nomes do rock nacional. O festival “Saquarema Som, Sol & Surf” teve como atrações Raul Seixas, Ângela Rô Rô, Rita Lee e Tutti-Frutti. Esse evento ficou conhecido como o Woodstock brasileiro.


Saquarema ao longo de todos esses anos foi palco de diferentes campeonatos, sendo conhecida como a Capital Nacional do Surf, título esse, que no ano de 2020 foi confirmado pelo Governo Federal.






📲Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.

.

🗒Artigo do nosso colunista Caio Silva | @historiasdesaquarema

.

📷Fotos: Acervo da Revista Manchete, ano 1976.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page