top of page
  • Foto do escritorSaquarema Online

Saquarema anuncia criação de Plano Municipal de Saúde Pública

Uma pesquisa está sendo realizada em Saquarema, para coletar dados junto à população para a criação do Plano Municipal de Segurança Pública na cidade.


A ação é realizada pela Prefeitura em parceira com a Fundação Getúlio Vargas. De acordo com o município, o plano vai buscar reduzir a criminalidade, manter a ordem pública e a segurança das pessoas, do patrimônio, do meio ambiente e de bens e direitos no município.


O documento abordará temas como violência, crescimento populacional, avaliação dos serviços entregues pelas forças de segurança na cidade, uso dos espaços públicos, vandalismo e outros crimes e delitos.


O plano, que é fruto de uma ação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, terá validade de 10 anos. O plano é um trabalho em conjunto das secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública, Desenvolvimento Social, Urbanismo, Desenvolvimento Econômico, Mulher e Educação.

Além da estrutura municipal, envolve também a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por meio do 25º Batalhão de Polícia, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio do Juízo da Comarca de Saquarema.


Segundo o município, as diretrizes do plano serão o atendimento imediato ao cidadão; o planejamento estratégico e sistêmico; o fortalecimento das ações de prevenção e resolução pacífica de conflitos, priorizando a redução da violência, do crescimento de forma ordenada, a redução dos crimes contra mulheres, crianças e jovens; a criação de uma rede de proteção às mulheres, crianças e jovens; e o aumento da eficiência das forças de segurança.


Uma das ferramentas a serem usadas pelo plano será o Centro Integrado de Operação e Controle, implantado no município em abril deste ano. Além de 260 câmeras instaladas nas principais ruas da cidade, o sistema conta com mais de 800 equipamentos em escolas e demais prédios públicos que acompanham o dia a dia e auxiliam na segurança de alunos, professores e da população em geral.

Todas as câmeras estão integradas a um sistema inteligente de monitoramento.


Etapas do Plano de Segurança

Nesta primeira etapa, a Prefeitura está realizando uma pesquisa na cidade. Denominada Pesquisa de Vitimização, ela serve para obter informações, através de entrevistas com a população, estimativas sobre a criminalidade praticada e não notificada à polícia. Com objetivo de investigar o grau de violência na cidade, levantando dados para nortear futuras ações.

Os pesquisadores já estão em campo colhendo dados nos domicílios. Todos os funcionários possuem crachá de identificação, com nome completo e telefone do Instituto Ágora Pesquisa, parceiro nesta etapa do processo. Vale ressaltar que todas as informações coletadas não serão vinculadas a nenhum dos entrevistados.


Nas próximas etapas serão definidos os eixos de intervenção, ações que serão executadas pela Secretaria visando construir uma estratégia de prevenção. Desta forma, serão usadas ferramentas para mapear a sequência lógica de atividades, recursos, objetivos, resultados e impactos, tendo a visão a longo prazo.


Fonte: g1


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page