Saquarema-RJ
SAQUAREMA: A HISTÓRIA DO SURFE NA CIDADE QUE É PALCO DO CIRCUITO MUNDIAL
Saquarema é uma cidade que respira surfe há mais de quatro décadas. Desde o primeiro campeonato de surfe realizado em 1975, na praia de Itaúna, até os dias de hoje, quando se tornou a única cidade do mundo a sediar três etapas do circuito mundial da WSL, Saquarema tem uma história rica e memorável no esporte.
O Festival de Surfe de Saquarema, em 1975, foi o primeiro grande evento que colocou a cidade no mapa do surfe nacional e internacional. O campeonato contou com a presença de grandes nomes da modalidade, como Pepê Lopes, Daniel Friedman e Paulo Proença, e foi disputado com ondas de até 10 pés (3 metros) . O vencedor foi Daniel Friedman, que ganhou uma vaga para competir no Havaí.
No ano seguinte, em 1976, Saquarema recebeu o segundo campeonato mundial de surfe, que foi acompanhado de um festival de música que ficou conhecido como o Woodstock brasileiro. O Som, Sol & Surf reuniu cerca de 40 mil pessoas na praia de Itaúna, que assistiram aos shows de Rita Lee, Raul Seixas e outras bandas, além das performances dos surfistas na água . A final foi novamente entre Daniel Friedman e Paulo Proença, com vitória do primeiro.
Depois desses eventos históricos, Saquarema se consolidou como a capital nacional do surfe, recebendo diversos campeonatos nacionais e internacionais ao longo dos anos. A cidade também se tornou o berço de grandes surfistas brasileiros, como Raoni Monteiro, Lucas Chumbo e João Chianca, o Chumbinho.
Em 2017, Saquarema entrou para o calendário da elite do surfe mundial, ao sediar a etapa brasileira do circuito da WSL. A praia de Itaúna recebeu os melhores surfistas do mundo, que disputaram as ondas perfeitas e tubulares do local. O campeão foi o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, que derrotou o australiano Adrian Buchan na final .
Em 2018, Saquarema repetiu o sucesso e recebeu novamente a etapa brasileira da WSL. Dessa vez, o campeão foi o australiano Julian Wilson, que venceu o brasileiro Filipe Toledo na final . A etapa também ficou marcada pela primeira vitória da brasileira Tatiana Weston-Webb no circuito feminino, ao derrotar a australiana Sally Fitzgibbons na decisão .
Em 2019, Saquarema fez história ao sediar duas etapas consecutivas da WSL: a Oi Rio Pro e a Corona Open J-Bay. A primeira foi vencida pelo brasileiro Gabriel Medina, que superou o italiano Leonardo Fioravanti na final . A segunda foi vencida pelo sul-africano Jordy Smith, que bateu o brasileiro Gabriel Medina na final . No feminino, as campeãs foram a havaiana Carissa Moore e a australiana Stephanie Gilmore, respectivamente.
Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o circuito mundial de surfe foi cancelado e Saquarema não recebeu nenhuma etapa da WSL. Em 2021, a cidade voltou a sediar a etapa brasileira da WSL, que foi realizada entre os dias 11 e 20 de junho. O campeão foi o brasileiro Filipe Toledo, que derrotou o português Frederico Morais na final . No feminino, a campeã foi a havaiana Tatiana Weston-Webb, que venceu a francesa Johanne Defay na final .
Em 2022 e 2023, Saquarema continuou sendo palco de grandes eventos de surfe. A cidade sediou três competições da World Surf League em cada ano: uma etapa do Championship Tour (CT), uma etapa do Qualifying Series (QS) e uma etapa do Challenger Series (CS) . Os campeões dessas competições foram os seguintes:
CT 2022: Filipe Toledo (BRA) e Tatiana Weston-Webb (HAV)
QS 2022: Samuel Pupo (BRA) e Gabriela Bryan (BRA)
CS 2022: Gabriel Medina (BRA) e Carissa Moore (HAV)
CT 2023: Ítalo Ferreira (BRA) e Tyler Wright (AUS)
QS 2023: Lucas Silveira (BRA) e Tainá Hinckel (BRA)
CS 2023: Gabriel Medina (BRA) e Carissa Moore (HAV)
Essas competições definiram as vagas para o CT 2024, que já tem data marcada em Saquarema: Jun 22-30: Vivo Rio Pro em Saquarema.
Saquarema é muito surfe! 🤙 #WSLBrasil
Saquarema é uma cidade que tem uma ligação profunda com o surfe e que faz parte da história do esporte no Brasil e no mundo. A cidade é um palco privilegiado para os amantes das ondas e um destino obrigatório para quem quer conhecer a cultura do surfe no país. Saquarema é o Maracanã do Surfe.
E você, o que acha de Saquarema e do surfe? Você já surfou ou assistiu algum campeonato na cidade? Você tem alguma história ou memória relacionada ao surfe em Saquarema?
Compartilhe com a gente nos comentários! Queremos saber a sua opinião e as suas experiências! E se você gostou desse texto, não se esqueça de curtir, compartilhar e seguir o nosso site para mais conteúdos sobre Saquarema! Até a próxima! 😊
Escrito por : @rjsaquarema
Fotos: Internet / WSL
Comments