top of page
  • Foto do escritorCaio Silva

SAQUAREMA, 182 ANOS DE EMANCIPAÇÃO


A ocupação do território de Saquarema tem início na pré-história, escavações realizadas no Sambaqui da Beirada em Barra Nova datam as primeiras ocupações em 4. 520 anos a.p. Saquarema também foi berço de povos indígenas como os Tupi-Guarani e Tamoios.


Os primeiros sinais de colonização do território que hoje compreende o Município de Saquarema, aconteceu na virada do século XVI para o XVII com a doação das primeiras sesmarias de Ipitangas e Manitiba, aos religiosos da Ordem do Carmo.


O Povoado de Socó-rema só ganhou os moldes que hoje conhecemos a partir de 1630, quando foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Nazareth. Por Alvará de 12 de janeiro de 1755, foi criada a Paróquia e Freguesia de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema, pertencente à Vila de Nossa Senhora da Assunção do Cabo Frio.


Durante a primeira metade do século XIX, Saquarema passou por um grande processo de desenvolvimento socioeconômico, gerados pelo plantio de cana-de-açúcar e seus produtos manufaturados, como o açúcar mascavo, a cachaça e o melaço produzidos nos engenhos.


Tal progresso e o trabalho dos Chefes Políticos locais, principalmente o Tenente Coronel José Pereira dos Santos (Futuro Barão de Saquarema, recebeu o título em 22 de junho de 1867), levaram a Assembleia Legislativa da Província do Rio de Janeiro um projeto para a criação da Vila de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema, tendo seu território desmembrado de Cabo Frio.


Por meio da Lei Provincial nº 238 de 8 de maio de 1841, sancionada pelo então Vice-presidente da Província o Visconde de Baependy, a Freguesia de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema foi elevada à categoria de vila, permanecendo com o mesmo nome.


Dezoito anos após a emancipação político-administrativa, Saquarema passava por perturbações políticas causadas pela disputa entre os conservadores (Saquaremas) e liberais (Luzias), que levaram à perda da categoria de Vila. De acordo com o Decreto nº 1.128 de 6 de fevereiro de 1859, a Vila de Saquarema foi extinta e sua sede transferida para a localidade de Mataruna, na recém-criada Vila de Araruama.


Não aceitando este fato, os fazendeiros e a população de Saquarema, passou a pressionar o governo provincial, para que fosse restabelecida a categoria de Vila. No ano seguinte, por decreto nº 1.180 de 24 de julho de 1860, restabeleceu a categoria Vila de Saquarema. A instalação da Vila de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema se deu em 29 de janeiro de 1861.


O decreto Estadual n°28 de 03 de janeiro de 1890 elevou à condição de cidade e sede do município com a denominação de Saquarema.


...................................................................


Colunista: Luciene Santos | @luhsantos.oficial


Foto: INTERNET

Criativo: @rjsaquarema


Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page