top of page
  • Foto do escritorELIZABETH COSTA

QUEIRA OU NÃO QUEIRA, O CARNAVAL 2023 ACABOU



O Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental, sendo a maior festividade do Brasil. Sua origem remonta à Idade Média e tem associação direta com o cristianismo. O Carnaval chegou ao Brasil, durante o período colonial, caracterizado por diversas brincadeiras.

O carnaval em Saquarema como em outros lugares do brasil, vem passando por mudanças ano a ano. Para os mais antigos resta a nostalgia e as lembranças daquele carnaval quando os blocos não arrastavam multidões. Onde o gostoso era brincar e se divertir, as crianças podiam pular e brincar sem medo.

As primeiras lembranças do carnaval de Saquarema datam de 1904, tendo como pioneiro Frutuoso de Oliveira. O primeiro bloco da cidade foi o “Cana Verde”, com as cores verde e amarelo. Em 1916, os foliões Casimiro e Manduca criaram o bloco “Tenentes do Areal”, no ano seguinte, surgiu o “Paladino”, criado pelo cantor e compositor Mário Cruz. Entre os anos de 1947 e 1958 não aconteceram desfiles no carnaval de Saquarema. Em 1958 a já escola de samba “Tenentes do Areal” voltou a desfilar. A rica memória do carnaval saquaremense se torna ainda mais contagiante quando contada pelos antigos moradores da cidade.

Além dos primeiros blocos nascidos aqui no início do século XX, existem os outros blocos surgiram nos anos 70 e 80, entre eles o Reco-Reco, a Gaiola das Loucas e o Bloco do Grilo até chegar aos dias atuais, com blocos como o Bloco da Afoita e o Largado as Traças, bloco considerado esse ano o segundo maior do estado no ritmo sertanejo.

Mesmo com o passar dos anos, e com todas as mudanças em nossa cidade os blocos ainda continuam sendo a grande atração do carnaval de rua Saquaremense. Foliões e blocos seguem se multiplicando por todos os bairros do município.

Porém sabemos que nos dias de hoje não temos mais a segurança e calmaria que tínhamos em meus tempos de criança, tempo que remete aos mais velhos uma memória agradável de infância. Hoje em dia, infelizmente, o cuidado deve existir porque muitas pessoas não vêm brincar o carnaval.

Esse ano mais de 20 blocos desfilaram pelos bairros da nossa cidade, dos mais tradicionais, aos nascidos recentemente.

Um dos blocos, o Bloco das Marchinhas, se mostrou um bloco para quem realmente quer aproveitar o carnaval tradicional. Com presenças de muitas crianças e adultos que se divertiram bastante. O Bloco das Marchinhas desfilou pelo centro histórico da cidade e ficou concentrado na Praça do Canhão.

O bloco das Virgens, um dos maiores blocos do município arrastou multidões, pelas ruas de Itaúna. Já o Truco, um dos mais tradicionais de Saquarema completa 35 anos agora em 2023, sendo fundado em 1988. Desfilou pelo centro histórico da cidade no sábado de carnaval.

O trio elétrico na orla da Lagoa de Saquarema e os shows em palcos montados em outros 4 cantos da cidade embalaram as noites de Carnaval desde a sexta-feira. Em Bacaxá populares costuma dizer que é onde as pessoas de Saquarema pulam, pois preferem ficar no centro de Bacaxá e deixar o centro de Saquarema para os turistas.


E para quem ainda pensa que o ano ainda não começou... comece agora e tente recuperar o tempo que acabou passando... Ame o dobro, beije o dobro, abrace o triplo e viva multiplicando-se com bem disse Sinézio Albuquerque.



📲Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.

.

🗒Artigo da nossa colunista Elizabeth Costa

....................................................................

🗒Colunista: @elizabeth.costa.9619e


Fonte de informações citadas no texto: O Saquá

Foto de Capa: @turismosaquaremarj

Vídeos: @ @elizabeth.costa.9619e

e @rjsaquarema




תגובות


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page