top of page
  • Foto do escritorCarina Viana

Ontem garrafas, hoje Bonecas Pretas

Exposição Janela Criativa | Foto: Carina Viana

As garrafas estão lá. Nas lixeiras, nos cantos das ruas, nas praias, na sua geladeira. São coloridas, são de refrigerante, de água, da sua bebida favorita. São criadas com um prazo de validade indeterminado, mas para um uso único. Seu uso por vezes dura menos de 10 minutos, e logo são descartadas, jogadas no lixo. O fato é: não importa de qual palavra estamos falando quando o assunto é o descarte, sabia? Porque não existe “jogar fora”. Tudo o que colocamos na lixeira acaba em algum local do planeta.

“Desde criança gostava de enxergar as coisas de formas diferentes daquilo que me diziam que era, em um olhar diferenciado e criativo para algumas garrafas que estavam pelo quintal, enxerguei nelas, outra utilidade, vi que aquelas garrafas poderiam ser uma boneca” explica Rosana de Souza Viana, artesã há mais de 30 anos, sempre trabalhando com transformação de resíduos, nascida e criada em Saquarema, mãe da Carina, sua parceira na criação de Bonecas.

Juntas elas criaram as Bonecas Carícas, uma produção independente de artigos de arte e decoração que visam levar arte, representatividade e sustentabilidade para diversos espaços. “Quando comecei a fazer bonecas com minha mãe eu tinha 12 anos, sempre influenciada pela sua criatividade, e juntas começamos a transformar garrafas que encontrávamos pelas ruas, ou pedíamos aos vizinhos e amigos. Com o passar do tempo fui me aperfeiçoando nas pinturas, e minha mãe na modelagem das bonecas, decidimos em um determinado momento que faríamos apenas bonecas Pretas, que se parecessem com a gente, e então, mais velha e já com ciência do papel importante da representatividade nas nossas vidas, incluímos esse pilar a nossa realidade de artesãs. Hoje produzimos representatividade e sustentabilidade em forma de Bonecas.” Carina Viana, Artista manual desde os 12 anos, graduanda em Artes Visuais e Publicidade.

Com o reaproveitamento de resíduos que pelas mãos das artistas se transformam em bonecas, vemos suas falas se tornarem realidade. O que ontem foi uma garrafa, hoje se transforma em boneca através da criatividade e da arte. Ressignificar, reutilizar, representar. São algumas das tantas mensagens que essas artistas já nos trazem a cerca de 12 anos.

Algumas daquelas garrafas que poderiam estar jogadas pelos cantos da cidade de Saquarema vêm sendo transformadas pelas mãos dessas artistas manuais. Suas bonecas são expostas em diversas feiras pela cidade, região dos lagos e na capital do estado.

Hoje, a linha de produção é focada em bonecas pretas, para promover a representatividade através do trabalho que desenvolvem.

Para alguns podem ser vistas como bonecas, para outros suvenires, também como esculturas, quadros em forma de estátua. Mas sempre devem ser reconhecidas como Arte Visual.

“Somos Mulheres pretas que levam por meio da arte o brilho e a determinação de todas as meninas que buscam uma referência como decoração, beleza e aconchego.” Carina Viana.


O que você tem em suas mãos que poderia ter um novo uso? Quais atitudes podem ser ressignificadas? Quais causas você deseja representar?


Hoje, contamos a história das artistas manuais Rosana e Carina Viana, na próxima semana poderá ser você. Se sua história envolve Arte Visual, envia para gente, a próxima história a ser contada pode se a sua.


Conheça o Instagram das artistas: @bonecascaricas


...................................................................


Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.


Artigo da nossa colunista Carina Viana


....................................................................


Colunista: @carinadecaricas


Foto: Exposição Janela Criativa | Foto: Carina Viana





Bình luận


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page