Caio Silva
O ANTIGO MORRO DE SAQUAREMA
O antigo Morro de Saquarema, onde a expedição de Martin Afonso de Souza aportou em 1531 1, e hoje se encontra a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, é um marco geológico de onde começa a restinga de Massambaba, formada cerca de 120 mil anos atrás. Além disso, há registros geológicos nas adjacências que remontam à separação dos continentes, então unificados (Pangeia), descobertos quando da passagem de Charles Darwin pela Região dos Lagos .
A cavalo, Darwin e uma comitiva de seis homens empreenderam uma viagem de 16 dias, entre 8 e 24 de abril, até Conceição de Macabu, a 227 km da capital. Darwin viajou pelo norte fluminense subindo a serra da Tiririca, em Niterói; passou por Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito e Itaboraí 3. Em alguns desses lugares, pode-se ainda ver as mesmas construções e paisagens que o naturalista descreveu em seu diário de viagens.
Criada pelo Decreto Estadual nº 9.529, de 15 de dezembro de 1986, a Área de Proteção Ambiental de Massambaba tem como objetivo proteger uma das últimas áreas remanescentes de restinga, brejos e lagoas costeiras responsáveis pelo abrigo de inúmeras espécies de aves migratórias e habitat de espécies endêmicas. A APA de Massambaba engloba os municípios de Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo.
Artigo do nosso colunista Caio Silva | @historiasdesaquarema
Fotos: @historiasdesaquarema e Internet.
Comentários