top of page
  • Foto do escritorTania Vidal

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema

Atualizado: 28 de jan. de 2023



Majestosamente erguida sobre um penhasco à beira mar, a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, é o principal cartão postal da cidade.

Tomada pelo Instituto do Patrimônio Cultural (INEPA) em 14 de agosto de 2001, símbolo da religiosidade e da fé do povo.

É o primeiro Círio de Nazaré do Brasil. Em Saquarema iniciou-se no século XVII, a partir de 1630, e todos os anos, no dia 8 de setembro, a cidade se enche de devotos e romeiros para assistir as celebrações e a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Ponto culminante das celebrações, às 20:00 horas, a mesma imagem encontrada pelos pescadores em 1630, desce a colina carregada pelos fiéis em solene procissão, percorrendo as ruas da cidade, seguida por uma festiva queima de fogos.

Reza a lenda que, no dia 8 de setembro de 1630, no alto da colina onde hoje se encontra a Igreja Matriz da cidade, após uma grande tempestade, uma imagem da Senhora de Nazaré, foi encontrada por um pescador entre as rochas onde o mar batia furiosamente. O pescador levou a imagem para sua humilde choupana, e lá mesmo deu-se início ao culto à Virgem de Nazaré, com orações e ladainhas. Porém, o mais interessante é que a imagem sempre desaparecia da choupana e amanhecia no local onde fora encontrada pelo pescador.

Vendo este fato como um sinal divino, o padre Carmelita responsável pela região de Saquarema, decidiu junto com os pescadores, construir uma capela em honra a Nossa Senhora de Nazaré no local da aparição, e para lá conduziram a imagem.

Muitas graças, prodígios e curas começaram a serem atribuídos a venerada imagem, que a capela ficou pequena para receber tantos fiéis e peregrinos.

Em 1660, o Capitão Manoel de Aguillar e sua esposa, Dona Catharina de Lemos, transformaram a capelinha na atual igreja matriz.



....................................................................

Colunista: @tvidal515

Foto: @rjsaquarema


Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.







Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page