top of page
  • Foto do escritorSaquarema da Informação

GUARDA AMBIENTAL DE SAQUAREMA RESGATOU MAIS DE 70 ANIMAIS SILVESTRES NA ÚLTIMA SEMANA

A Guarda Ambiental segue realizando diversos resgates de animais silvestres nos bairros da cidade. Durante esta semana, os agentes resgataram um total de 73 animais, sendo eles, 5 serpentes, 3 pinguins , 1 capivara, 2 tamanduás, 2 ouriço, 2 urubus e 58 gambás.


O final do inverno e o começo da primavera coincidem com a época de reprodução dos gambás, estação chuvosa e com mais frutos, as fêmeas se aproximam da cidade em busca de alimentos para os filhotes. Além disso, devido à gestação, elas ficam mais lentas e vulneráveis e, temendo não conseguir fugir dos predadores, vão para o perímetro urbano procurando abrigo.


Em função dos cuidados com seus filhotes, esses animais se tornam mais vulneráveis. Em poucos dias, podem ser contabilizados dezenas de atendimentos a gambás feridos.


Esses mamíferos são essenciais para manter o equilíbrio do ecossistema, já que, ao se alimentarem de frutos, auxiliam na dispersão de sementes, o que contribui para o surgimento de novas árvores. Além disso, dentro do seu papel ecológico, se alimentam de espécies venenosas e peçonhentas como serpentes, escorpiões e aranhas, e tem a capacidade de comer milhares de carrapatos por semana.


A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde.


Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.

Foto: Guarda Ambiental de Saquarema


Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page