top of page
  • Bruno Mouta

Frases que só os melhores chefes falam

A liderança se torna muito mais fácil e natural quando algumas frases são ditas.

Ser líder não é responsabilidade apenas do presidente / dono da empresa. Até nas pequenas empresas, incluindo as familiares, diversas tarefas precisam de liderança, mesmo que temporária, e os resultados dependem da forma que essa chefia é conduzida.

O melhor resultado alcançado é aquele em que existe o sucesso da conclusão da tarefa, aliado a uma equipe satisfeita (e não estressada e insatisfeita como em muitos casos, principalmente de chefias pontuais).

Abaixo cito algumas frases, que quando usadas no exercício da liderança, vão impactar positivamente no desempenho e satisfação da sua equipe:

1- Demonstre confiança na sua equipe:

Usar frases como "Eu confio em você", "Eu sei que você é capaz de fazer isso". "Você não está aqui por acaso", dão mais autonomia para o funcionário trabalhar. Trata-lo como uma criança, seguindo seus passos a todo o momento, não.

Um bom líder sabe deixar os funcionários trabalharem e evita atrapalha-los enquanto eles trabalham.

2- Conte com a sua equipe para trazer novas ideias:

Ninguém melhor do que aqueles que estão com a mão na massa para enxergar pequenas alterações que podem melhorar e muito a capacidade produtiva de um seguimento.

Usar frases como: "O que acha que podemos fazer de diferente?" ; "Como podemos melhorar?", vão trazer outro grande impacto positivo para você. Os funcionários vão ver que ele são percebidos, que a opinião deles importa e você ainda poderá premiar algumas boas ideias como forma de reconhecimento.

3- Elogie:

Pequenos gestos, poucas palavras de agradecimento já são suficientes para mudar o ânimo e trazer satisfação para a equipe. Vivemos hoje em uma pressão comercial tão grande que as críticas, cobranças e frustrações são rotina, enquanto quando uma tarefa é concluída com êxito, as vezes acaba sem o devido reconhecimento. As pessoas precisam se sentir valorizadas, reconhecidas. Isso é básico do ser humano. Esteja ela conseguindo um novo contrato, servindo bem a um cliente, levantando uma parede ou limpando uma casa, todos precisamos nos sentir reconhecidos. Elogie, diga como o trabalho foi bem feito, agradeça seguido de um sorriso sincero, e verá a equipe se esforçando sempre mais para concluir mais uma etapa.

4- Perca um pequeno tempo explicando o porque das coisas.

Todos trabalhamos melhor e mais satisfeitos quando sabemos o porque das coisas. Explique que devemos vender ao menos 30 pizzas por dia para poder somente pagar as contas e verá que todos trabalharão com mais disposição para atingir essa meta do que simplesmente entrar gritando que tem que vender 30 pizzas hoje. Saber o porquê dá um propósito as pessoas, motivam e levam elas a querer fazer aquilo.

5- Coloque-se a disposição.

Essa talvez seja uma das frases mais difíceis de se falar e cumprir, porém é uma das que trás maior impacto. Servir a um liderado não é vergonha. Pergunte se ele quer alguma ajuda, se está precisando de algo. Até mesmo o simples fato de se preocupar, levar um copo d'água. Quando a sua presença passar a fazer falta, você será um grande líder.

6- Esteja disponível.

Frases como "Qualquer dúvida por favor podem me perguntar". "Estarei por aqui para ajudar com qualquer dúvida" . Um líder "fechado" trás insegurança e baixa produtividade. Por isso deixe sempre um canal aberto para a comunicação com todos de sua equipe.

Se você não tem o costume de usar essas frases em sua rotina, experimente e verá resultados impressionantes já em curto prazo.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page