top of page
  • Foto do escritorELIZABETH COSTA

FESTA DE IEMANJÁ


No último dia 05 de fevereiro foi dia de celebrar e acompanhar o cortejo e os festejos para a rainha do mar, em Saquarema.


Sol, praia cheia e muitos devotos das religiões espiritas de matriz africana.


O Presente a Iemanjá, como é denominada a festa, começou com a concentração na Praça do Bem-estar e terminou na Praia da Vila, no quiosque 4.


A diversidade cultural tem mesmo seus encantos e a fé une a todos, enaltecendo a diversidade religiosa. Essa diversidade vem da nossa herança cultural, povos de diversos países acreditam em divindades diferentes. O Brasil é um país rico em sincretismo religioso, pois existem muitos imigrantes, e cada um trouxe um pouco de sua cultura.


Em festejos como o ocorrido em Saquarema, se torna notório a que não importa qual seja o sincretismo religioso das pessoas presentes, a fé une diferentes tipos de pessoas.

No entanto, é uma pena que algumas pessoas ainda sejam impregnadas de tanto preconceito e intolerância. Vivemos no século XXI e é muito doloroso ver pessoas ainda agirem com tanta incompreensão.


No Brasil, nenhuma outra orientação religiosa foi tão massiva e historicamente perseguida como as denominadas afro-brasileiras, entre elas, Umbanda e Candomblé. Atos como o ocorrido na madrugada do dia 06/02, logo após a festa em homenagem a Iemanjá, nos mostram o quanto a fé espírita ainda pode ser banalizada. A imagem de Iemanjá que está exposta na Praia da Vila foi completamente destruída, em um ato de vandalismo. Dentro da religião espírita, acreditasse que nós não fazemos o mal, quem faz o mal são os pensamentos e palavras proferidas por pessoas que não buscam o conhecimento e agem sem pensar.


Diante de fatos como esse, percebemos nitidamente que a informação e algo fundamental para a luta pela liberdade de crença e o fim dos preconceitos.


Porém, tirando esse fato e tantos atos que ocorrem quase que diariamente, a fé.


📲Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.

.

🗒Artigo da nossa colunista Elizabeth Costa

....................................................................

🗒Colunista: @elizabeth.costa.9619e

📷Foto: Prefeitura de Saquarema





Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page