top of page
  • Foto do escritorSaquarema-RJ

DICAS DE SAQUAREMA: COMO ENTENDER AS CORES DAS BANDEIRAS NAS PRAIAS

Olá, você já viu uma bandeira na praia e se perguntou por que ela está ali? Para que ela serve? Então, vem com a gente que vamos te explicar! 🤗

Saquarema é uma cidade linda, cheia de belezas naturais e com praias agitadas. Mas, para aproveitar ao máximo a sua viagem, você precisa entender o que as cores das bandeiras nas praias significam.

As cores das bandeiras indicam as condições do mar no dia e se é seguro nadar. A bandeira vermelha, por exemplo, é a mais conhecida e indica que o mar está agitado e não é seguro para nadar. No entanto, existem outras cores de bandeiras que você também deve conhecer. Veja abaixo o que cada uma delas significa:


👉Bandeira verde: Indica que as águas estão calmas e não há risco para banhistas e navegadores. Não há correntes de retorno e o risco de incidentes é mínimo.


👉Bandeira amarela: Quando esta bandeira está hasteada, o risco de afogamento é considerado médio. Portanto, os banhistas devem ter cuidado ao entrar na água. Aqueles que não sabem nadar ou que ainda não desenvolveram essa habilidade adequadamente não devem ficar no mar sozinhos.


👉Bandeira vermelha: Esta bandeira indica um alto risco de afogamento. Portanto, não entre no mar quando vir esta bandeira na praia. O mar nessas condições tem uma alta incidência de correntes de retorno, que são responsáveis por 95% dos casos de afogamento.


👉Bandeira duplo-vermelha: Esta bandeira é usada em situações extremas e indica que a praia está interditada devido a chuva forte, ressaca, incidência de raios, entre outras situações. Quando esta bandeira é hasteada, todas as outras são retiradas para garantir a segurança de todos.


👉Bandeira preta: Esta bandeira indica a ausência de salva-vidas nos postos de salvamento, o que deve servir de alerta para os banhistas.


👉Bandeira lilás: Esta bandeira indica a presença de águas-vivas na água. Esses animais liberam uma secreção venenosa nociva aos humanos ao mínimo contato com a pele. Portanto, ao ver a bandeira lilás na praia, evite entrar no mar ou use protetor solar que inibe a presença de águas-vivas.


👉Bandeira Azul: Este programa promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. Desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. A Praia de Itaúna, por exemplo, recebeu a Bandeira Azul pelo segundo ano consecutivo após cumprir muitas metas.


Além dessas bandeiras, o Corpo de Bombeiros também usa placas de metal para conscientizar as pessoas sobre os riscos de afogamento. Essas placas geralmente são fixadas em locais onde o comportamento das águas é considerado crítico.

Existem também outras bandeiras usadas pelo Corpo de Bombeiros para indicar quais locais são mais adequados para nadar. Geralmente, são bandeiras triangulares nas cores verde ou vermelha. A verde indica que o mar está calmo, enquanto a vermelha indica a presença de correntes de retorno.


📌Não perca tempo e explore o Saquarema Online. Você vai se surpreender com a quantidade e a qualidade de informações que você vai encontrar. Garanta já a sua viagem dos sonhos para Saquarema. Você merece! 😍



Com informações: www.nsctotal.com.br/



Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page