top of page
  • Foto do escritorLuciene Santos

COM QUANTAS HISTÓRIAS TECEMOS UMA REDE DE MEMÓRIAS?



Saquarema lugar de gente feliz! Com certeza você já leu isso em algum lugar!


Quem conhece afirma, aqui tem algo diferente. Uma energia, um tempo próprio que segue o bailar das ondas, o ritmo da maré, do vento, da natureza. E se te contarmos que esse “diferencial”, muito tem a ver com a ancestralidade de Saquarema, com a identidade Caiçara, em sua essência.


O termo Caiçara define as comunidades litorâneas, que vivem de pesca, pequena agricultura e artesanato; formadas pela mescla da contribuição étnico-cultural de índios, portugueses e negros.

Nada mais brasileiro, né?!


A Cultura Caiçara está em cada canto de Saquarema, nas canoas da lagoa; nos pescadores sentados, tecendo suas redes de pesca; nas tramas das esteiras de sisal; no balançar das saias rodadas das tarrafas; no tempero das caldeiradas de Siri ou nas cantigas religiosas da procissão de Nossa Senhora de Nazaré. Talvez, não tenhamos dimensão de toda essa riqueza. Eu mesma, só a pouco, tomei consciência de toda a riqueza da minha ancestralidade e mergulhei em uma viagem das minhas memórias de infância, resgatando o cheiro do mar ao catar Sarnambis ou o gosto da farofa de Tatuís. A alegria de colher mandioca e levar para a casa de Farinha (que foi de minha Vó), junto com as mulheres, (tias e primas) e o quentinho da farinha tirada do tacho quente, posto na mão e rapidamente ser arremessado a boca, são de apertar o coração. O resgate dessas memórias, teceram em mim a vontade aumentar essa rede e resgatar memórias de outros, valorizando e exaltando a Cultura Caiçara Saquaremense.


Prazer, sou Luciene, filha de Candida, sobrinha de Dona Joana e Dona Zezé, neta de Marina, bisneta de Madalena, lá do Jardim (é assim que nos apresentamos, por aqui).


E com muito prazer, juntamente com @saquaremaonlineoficial/ @rjsaquarema, convidamos você a mergulhar na Identidade de Saquarema, em suas memórias, em nossa ancestralidade e conosco contar e exaltar a Cultura Caiçara.


....................................................................


Colunista: @luhsantos.oficial


Foto: @rjsaquarema


Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.




Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page