top of page
  • Foto do escritorSaquarema-RJ

Celebração do Folclore Saquaremense

Hoje, 22 de agosto, é o dia do folclore, uma data que celebra a diversidade e a beleza das expressões culturais de cada região do Brasil. O folclore é uma forma de expressar a identidade cultural de um povo, através de suas manifestações artísticas, religiosas, gastronômicas e lúdicas. O folclore é também uma forma de preservar e transmitir os valores, as crenças, as tradições e as histórias de um povo.


Vamos falar sobre o folclore saquaremense?


O folclore saquaremense se destaca pelas suas festas religiosas, que celebram a fé e a devoção dos fiéis, além de promoverem a integração social e a preservação da memória coletiva. Duas das festas mais populares são a Folia de Reis e a Folia do Divino.


A Folia de Reis é uma manifestação cultural de origem portuguesa, que consiste em um grupo de músicos e cantores que percorrem as casas dos devotos, levando alegria e bênçãos. A Folia de Reis Estrela do Oriente, de Sampaio Correa, foi uma das mais antigas e tradicionais do município, mas infelizmente deixou de existir após o falecimento do seu mestre, o Boca de Velho, em maio de 2021. A Folia de Reis era uma forma de homenagear os três reis magos que visitaram o menino Jesus no presépio, e também de agradecer pelas graças recebidas no ano anterior.


A Folia do Divino é uma festa religiosa que homenageia o Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade. A Folia do Divino em Saquarema remonta ao século XVII, e é uma das poucas que mantém o ritual da Bênção da Mesa, que consiste em uma refeição comunitária oferecida aos pobres e aos peregrinos. A Folia do Divino tem como sede o Império do Divino, uma construção histórica situada na Praça Oscar Macedo Soares, que foi doada por um fazendeiro rico de Saquarema. O Império do Divino é a construção mais antiga da cidade, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). A Folia do Divino era uma forma de celebrar o dom do Espírito Santo sobre os apóstolos no dia de Pentecostes, e também de pedir pela paz e pela prosperidade no ano seguinte.


O folclore saquaremense também se manifesta pelas suas lendas locais, que são histórias fantásticas que fazem parte do imaginário popular da região. Elas misturam fatos reais com elementos sobrenaturais, criando narrativas que despertam a curiosidade e o medo. Algumas das lendas mais famosas são a aparição do saci-pererê nas matas e terrenos baldios da cidade, e os fenômenos estranhos que alguns pescadores avistavam na lagoa enquanto pescavam nas madrugadas do século passado.


O folclore saquaremense ainda se revela pela sua culinária, que é uma das formas mais saborosas de conhecer a cultura da região. A culinária saquaremense é baseada nos frutos do mar, que são abundantes na região dos lagos. Alguns dos pratos mais típicos são a moqueca, o bobó, pirão de peixe, caldeirada, mariscada e o peixe frito.


Essas são algumas das manifestações do folclore saquaremense que mostram a riqueza e a diversidade da cultura popular da região. Saquarema é um lugar cheio de encantos e surpresas que vale a pena conhecer e apreciar.


E você? O que sabe sobre o folclore saquaremense ou sobre o folclore da região onde você mora? Você tem alguma história ou lenda, festa, dança ou prato típico para compartilhar? Conte-nos nos comentários dessa postagem no Instagram ou Facebook no @rjsaquarema e vamos celebrar juntos a nossa cultura brasileira. 😊


Escrito por @rjsaquarema com base no E-book "FOLIAS DE SAQUAREMA DOIS ASPECTOS DA CULTURA POPULAR" escrito pela jornalista e escritora Dulce Tupy, com foto de Lia Caldas.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page