top of page
  • Foto do escritorLuciene Santos

Canoas Caiçaras, bem imaterial do Brasil



Neste final de semana, Saquarema receberá a primeira etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana.

Você sabia que também temos nossa versão das Canoas Havaianas? As canoas caiçaras, uma embarcação muito peculiar e milenar da cultura caiçara. E que até podemos surfar com uma canoa caiçara?

As canoas caiçaras são uma das representações mais significativas da cultura e modo de vida caiçara, considerada como Patrimônio Imaterial do Brasil, mas infelizmente vem lentamente desaparecendo no cenário do litoral fluminense.

Uma cultura milenar, associada à pesca artesanal, antes mesmo da chegada dos europeus aos trópicos sul-americanos, reinou por milênios, sobre as águas do mar e Lagoa de Saquarema.

Sua produção totalmente artesanal é de domínio exclusivo de poucos mestres canoeiros ainda em atividade, que utilizam saberes e fazeres ancestrais transmitidos de geração em geração, através da oralidade

Esculpidas originalmente em troncos únicos de madeiras nativas, a canoa caiçara é talhada por pescadores artesãos, em rituais feitos em comunidade. De características muito peculiares, sua aparência rústica, de casco grosseiro, quase sempre decoradas em cores de azul, amarelo, branco e detalhes em vermelhos, cores extraídas de elementos da natureza, e de veios marcados pela exposição ao Sol e ao tempo.

A cultura caiçara relacionada a construção de canoas vem correndo o risco de desaparecer devido à falta de interesse de seus herdeiros em continuar a atividade, seja pela baixa remuneração e pelas canoas caiçaras estarem sendo substituídas por embarcações construídas de madeira cortada ou mesmo de chapas de compensado naval, e empregadas na pesca artesanal.

Torna-se necessário portanto não apenas garantir o acesso sustentável do caiçara aos grandes troncos de árvores, mas também resgatar e valorizar seu universo cultural tradicional para que as novas gerações se interessem, se envolvam, ampliem o conhecimento e o reproduzam, perpetuando-o. Novos olhares além da pesca devem ser apresentados as novas gerações, como a possibilidade de esporte, o potencial turístico, com rotas e passeios caiçaras, em canoas. Quem não se encantaria em fazer um passeio pelas águas da Lagoa, tendo as histórias e tradições ao fundo, como uma “Veneza Caiçara”? Garanto que renderia boas memórias e lindas fotos!

A honra ao passado com o olhar ao futuro, é um dos caminhos mais promissores para o empreendedorismo turístico, e a cultura caiçara de Saquarema apresenta essa grande potencialidade!

As canoas caiçaras são poesia sobre as águas, que carregam histórias e tradições de várias gerações de pescadores, toda a essência de um povo. A representação mais perfeita da conexão entre o pescador e a pesca, entre o homem e a natureza.



....................................................................


Colunista: @luhsantos.oficial


Foto: Lagoa de Saquarema - Luciene Santos.

Foto: Arquivo Histórias de Saquarema.

Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page