top of page
  • Foto do escritorTania Vidal

AS FESTAS RELIGIOSAS DE SAQUAREMA


As festas religiosas de Saquarema, são elementos da cultura tradicional religiosa católica, originárias da Península Ibérica, trazidas para cá pelos portugueses no período colonial.

A Folia de Reis e a Folia do Divino, foram consideradas Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Saquarema, através da Lei nº 1.021, de 29 de outubro de 2009.

A Folia de Reis, surgiu no início do século XX, e a Folia do Divino Espírito Santo, data de 1769.

As Folias de Reis são grupos de devotos que cantam nas casas, a partir da meia noite do dia 24 de dezembro, em jornadas noturnas, cantando versos bíblicos. A única Folia de Reis em Saquarema é a Folia de Reis Estrela do Oriente, de Sampaio Corrêa.

O principal elemento da Folia de Reis é a bandeira, uma armação de madeira revestida com papel laminado, com a imagem do Menino Deus e outros santos. Recoberta de um véu de filó, flores e fitas coloridas. A bandeira é sagrada, e muitos acreditam em seu poder de fazer milagres, curas e bênçãos.

A Folia do Divino Espírito Santo, é realizada todos os anos, em data móvel, logo após a Semana Santa, com o levantamento do mastro e hasteamento da bandeira do Divino Espírito Santo, no outeiro da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth.

A folia é composta pela bandeira vermelha, tendo centro a pomba do Espírito Santo prateada, símbolo do Espírito Santo, uma Salva de prata com pedestal onde são colocadas as ofertas. Em grupo, percorrem o município para recolher donativos para a realização da festa.

A festa religiosa mais famosa de Saquarema, é comemorada todos os anos no dia 8 de setembro: é a festa em homenagem à Nossa Senhora de Nazareth, padroeira de Saquarema. É considerado o Círio de Nazaré mais antigo do Brasil, foi tombada pelo INEPAC. Uma vasta programação religiosa é organizada pela Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, enquanto a programação festiva, fica a cargo da Prefeitura de Saquarema.

A festividade em louvor à Nossa Senhora de Nazareth se encera com a descida da igreja imagem original, a mesma encontrada pelos pescadores no rochedo, em um andor todo enfeitado com flores naturais, e carregada pelos devotos em procissão pelas ruas do município, seguida por uma legião de fiéis.

Celebra-se ainda a festa de Santo Antônio no distrito de Bacaxá, e a de Nossa Senhora da Conceição em Sampaio Correia.

No Bairro do Gravatá, em um aconchegante cantinho na pracinha que leva seu nome, fica a capela de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Todos os anos nos dias 20 de janeiro e 12 de outubro, a capela se abre em festa, para homenagear e louvar seus santos protetores, com alvorada festiva, quermesse e procissão.

Símbolo da religiosidade do povo de Saquarema, as festas religiosas já estão incorporadas ao calendário municipal, e na alma do povo.


...................................................................


.

Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.

.

Artigo da nossa colunista Tania Vidal

....................................................................

Colunista: @tvidal515

Foto: Prefeitura de Saquarema



Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page