AS FESTAS RELIGIOSAS DE SAQUAREMA
As festas religiosas de Saquarema, são elementos da cultura tradicional religiosa católica, originárias da Península Ibérica, trazidas para cá pelos portugueses no período colonial.
A Folia de Reis e a Folia do Divino, foram consideradas Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Saquarema, através da Lei nº 1.021, de 29 de outubro de 2009.
A Folia de Reis, surgiu no início do século XX, e a Folia do Divino Espírito Santo, data de 1769.
As Folias de Reis são grupos de devotos que cantam nas casas, a partir da meia noite do dia 24 de dezembro, em jornadas noturnas, cantando versos bíblicos. A única Folia de Reis em Saquarema é a Folia de Reis Estrela do Oriente, de Sampaio Corrêa.
O principal elemento da Folia de Reis é a bandeira, uma armação de madeira revestida com papel laminado, com a imagem do Menino Deus e outros santos. Recoberta de um véu de filó, flores e fitas coloridas. A bandeira é sagrada, e muitos acreditam em seu poder de fazer milagres, curas e bênçãos.
A Folia do Divino Espírito Santo, é realizada todos os anos, em data móvel, logo após a Semana Santa, com o levantamento do mastro e hasteamento da bandeira do Divino Espírito Santo, no outeiro da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth.
A folia é composta pela bandeira vermelha, tendo centro a pomba do Espírito Santo prateada, símbolo do Espírito Santo, uma Salva de prata com pedestal onde são colocadas as ofertas. Em grupo, percorrem o município para recolher donativos para a realização da festa.
A festa religiosa mais famosa de Saquarema, é comemorada todos os anos no dia 8 de setembro: é a festa em homenagem à Nossa Senhora de Nazareth, padroeira de Saquarema. É considerado o Círio de Nazaré mais antigo do Brasil, foi tombada pelo INEPAC. Uma vasta programação religiosa é organizada pela Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, enquanto a programação festiva, fica a cargo da Prefeitura de Saquarema.
A festividade em louvor à Nossa Senhora de Nazareth se encera com a descida da igreja imagem original, a mesma encontrada pelos pescadores no rochedo, em um andor todo enfeitado com flores naturais, e carregada pelos devotos em procissão pelas ruas do município, seguida por uma legião de fiéis.
Celebra-se ainda a festa de Santo Antônio no distrito de Bacaxá, e a de Nossa Senhora da Conceição em Sampaio Correia.
No Bairro do Gravatá, em um aconchegante cantinho na pracinha que leva seu nome, fica a capela de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Todos os anos nos dias 20 de janeiro e 12 de outubro, a capela se abre em festa, para homenagear e louvar seus santos protetores, com alvorada festiva, quermesse e procissão.
Símbolo da religiosidade do povo de Saquarema, as festas religiosas já estão incorporadas ao calendário municipal, e na alma do povo.
...................................................................