top of page
  • Foto do escritorSaquarema Online

ALTA TEMPORADA TERÁ REFORÇO NOS POSTOS DE SAÚDE DE SAQUAREMA

Equipes dos postos ESF e PUs do Centro, Jaconé e Sampaio Corrêa ganharão reforço para melhor atender a população.


Segundo a Prefeitura de Saquarema, com a chegada da alta temporada do verão, a cidade recebe muitos turistas e veranistas. O dia a dia do município fica mais agitado e a demanda por serviços públicos aumenta. As unidades de saúde são as primeiras a sentir o impacto do aumento do número de atendimentos.


Pensando em dar agilidade aos moradores que buscam serviços de saúde, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a OS Prima Qualitá, estão montando uma rotina especial de atendimento para suprir o aumento da demanda. Equipes dos postos ESF e PUs do Centro, Jaconé e Sampaio Corrêa ganharão reforço para melhor atender a população.


Os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), atuam nos bairros com o sistema de Médicos de Família. O foco é o atendimento mais próximo e humanizado, atuando na prevenção, diagnóstico, tratamento de doenças e em pequenos procedimentos, como curativos, vacinas e medicação. Principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, atualmente, Saquarema possui 15 ESFs e 1 UBS, distribuídas nos três distritos, oferecendo uma cobertura de mais de 85 % da população.


Considerada a segunda linha de atendimento no município, os Postos de Urgência 24hs são equipados para atender demandas de urgência e emergência da população. Os locais estão estruturados para atender casos de baixa e média gravidade. Em situações mais complexas, os PUs estão aptos a receber o paciente, estabilizá-lo e realizar a transferência para o Hospital de Bacaxá. Atualmente, o município possui três unidades nos bairros do Centro, Jaconé e Sampaio Corrêa. Neles, a população encontrará a maioria dos atendimentos médicos que necessita.


Já o Hospital Municipal Porphirio Nunes de Azeredo, em Bacaxá, é a unidade referência no município. O local atende casos graves e realiza procedimentos que não são disponibilizados na Atenção Primária (ESFs) e nos PUs. Por ser a unidade referência, muitas das vezes, apresenta grande demanda de atendimentos. A maioria, contudo, poderia ser resolvida em outros postos da cidade.


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page