top of page
  • Foto do escritorLuciene Santos

A POTÊNCIA DA CULTURA CAIÇARA



Seguimos o tecer de nossa rede de resgate da cultura caiçara de Saquarema.


A cultura que compõe um povo, sua diversidade e suas peculiaridades, confere a esse povo sua marca, seu registro, sua identidade.


Nas últimas décadas, o processo de desenvolvimento econômico, turístico e a especulação imobiliária, sem conscientização, causaram uma séria degradação ambiental e da identidade caiçara.


Felizmente, nos últimos anos vem crescendo os movimentos de resgate e revitalização da história e cultura caiçara, em todo litoral fluminense.


E qual seriam as marcas, os registros da nossa cultura caiçara?


A rede da história e da cultura caiçara é trançada de geração em geração, através da sabedoria popular. E toda expressão cultural pode ser lida como marca de identidade.


A musicalidade, através de cantigas e cirandas; Cantigas que acompanham as atividades de rotinas, como o pescar, o brincar e a moendas da casa de farinha. Os instrumentos como a viola e a Rabeca.


As danças, instrumentos de expressão cultural, como a Congada, Folia, Ciranda e Fandango.


A culinária, baseada na pesca e agricultura de subsistências, com receitas deliciosas, como Mariscada, Caldeirada de Siri, Peixe com banana, assado em folha de bananeira e o famoso o Biju.


A religiosidade, tão forte e presente na cultura caiçara, através das festividades, como Folia de Reis, Festa do Divino, Procissão de Nossa Senhora de Nazareth e os acalentos de nossos queridos benzedores e rezadeiras.


O artesanato, com suas redes de pesca, esteiras e cestaria de taboa, Bambu, e objetos de cerâmica.

As crenças, as festividades, as técnicas de pesca, as embarcações, a moradia, as práticas de subsistência e a relação com a natureza, principalmente com o mar; todos são registros de um povo.


Essas e tantas outras tradições e receitas de famílias, que se mantém até hoje e, muitas outras que estão se perdendo e precisamos nos unir para fortalecer esses trançados. Contribuindo assim, para que saberes e sabores da comunidade caiçara de Saquarema ganhem uma nova dimensão, além dos princípios folclóricos, uma dimensão de novas oportunidades de crescimento económico, social e ambiental.


É na memória e nas experiências dos mais antigos que está o segredo de uma cultura e a transmissão oral, predominante na cultura caiçara, é contada para as novas gerações.


Esse é o nosso propósito com essa coluna, de uma maneira atual, perpetuar e promover os pilares da Cultura Caiçara.


No próximo artigo falaremos das festividades e do Carnaval.


Gostou? Quer saber mais? Compartilhar suas histórias e tradições familiares de Saquarema? Mande um direct.

....................................................................


Colunista: @luhsantos.oficial


Foto: @www.governofederal.org.br/ pescaartesanal


Siga @rjsaquarema em todas as redes sociais.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page