top of page
  • Foto do escritorSaquarema RJ

AÇÃO AMBIENTAL RECUPERA ÁREA DE RESTINGA EM JACONÉ


Uma área de restinga em Jaconé, que abriga uma espécie de ave endêmica e ameaçada de extinção, recebeu uma ação de recuperação ambiental da Prefeitura de Saquarema. A área faz parte da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Formigueiro do Litoral, que tem características de uso sustentável dos recursos naturais.


A ação, que contou com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e Transporte e Serviços Públicos, ocorreu em dois trechos da ARIE, na altura do Canal Salgado, entre as ruas 96 e 100, e entre as ruas 85 e 91. Foram retirados sete caminhões de resíduos que estavam acumulados na área, além de feito o manejo das espécies invasoras que prejudicam o crescimento das plantas nativas. Em seguida, foram plantadas 100 mudas de espécies típicas da restinga, como pitanga, ingá, araçá, aroeira, cabeludinha, entre outras.


A ARIE Formigueiro do Litoral recebeu esse nome por causa do pássaro Formicivora littoralis, que só existe na restinga do litoral brasileiro e está em risco de desaparecer. A área atua no microclima da região, melhorando a qualidade do ar e a temperatura, e beneficia a população do entorno. Além disso, a área contribui para a reconstrução das áreas de restinga, que são fundamentais para a proteção da orla e a prevenção da erosão.


A preservação das áreas ambientais é essencial para a manutenção do equilíbrio ecológico do município de Saquarema, que possui diversos ecossistemas, como brejos, serras, lagoas e rios. A conservação desses locais evita problemas como alagamentos, deslizamentos, poluição, entre outros, e garante uma melhor qualidade de vida para a população.


Com informações e fotos, Prefeitura de Saquarema

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page