Saquarema Online
Os Bastidores do Saquarema da Depressão
Como a idéia de um, se tornou a voz de todos.
Criado em 2013 como uma página bem humorada sobre a Cidade de Saquarema, hoje o Saquarema da Depressão é o maior portal de notícias da Cidade, tratado como referencia na hora de buscar qualquer informação de qualidade.
Há um ano atrás, publicamos um artigo contando um pouco dessa história, que você pode acompanhar clicando aqui.
Mas, quem está por trás desse grande canal? Como são apuradas, captadas e repassadas essas notícias? Conversamos com a equipe para entender um pouco mais dessa fórmula de sucesso e agora vamos partilhar com todos.
São muitas perguntas e curiosidades que vamos responder agora.
1) Como era o SD antes e como é hoje:
O Saquarema da Depressão, até algum tempo, era cuidado de perto pelo seu fundador, que se desdobrava para manter o portal sempre atualizado com base em informações repassadas por toda a população, contando com a ajuda de alguns amigos.
Hoje a página tem uma estrutura completamente diferente, com uma equipe voluntária sempre mutável, totalmente horizontalizada (isto é, não tem mais UM dono). Toda a equipe tem a mesma voz e a tomada de decisões é democrática, sem nenhuma autoridade ou pessoa que assuma o comando.
2) Mas, quem está por trás do SD agora?
Toda a equipe, nos últimos meses, mudou completamente e segue mudando. Até mesmo seu fundador, que hoje já não é atuante.
São voluntários, que trabalham, estudam, tem suas rotinas e usam o tempo livre em prol da população.
São uma mescla de profissionais e estudantes, com ideias e opiniões sempre apartidárias (sem tender a nenhum lado político) e muita disposição para fazer de Saquarema um lugar melhor.
Esses voluntários, se alternam nas tarefas e atendimentos as mensagens da população, averiguação dos fatos e reprodução das notícias comprovadamente verídicas sobre a Cidade, sejam elas boas, ruins ou de apelo ao poder público.
3) Como é esse trabalho?
Sempre dentro da disponibilidade de cada voluntário, o SD procura captar as notícias através das grandes mídias, dos veículos de comunicação da cidade e das mensagens que recebe na página e em grupos específicos
nos aplicativos de celular.
Nessas mensagens, a página recebe mais material e ajuda a população com animais e objetos perdidos, além de receber também denúncias.
As denúncias, sempre tratadas com muito cuidado e respeito pela verdade, são debatidas e pesquisadas por todo o grupo, em conjunto, recolhendo informações e material que comprove o fato antes de fazer uma publicação.
¨Infelizmente, na grande maioria das vezes que escrevemos ao poder público solicitando maiores informações, ou uma versão oficial antes de fazermos a publicação, somos ignorados e ficamos sem resposta¨, disse um dos membros.
¨Nosso trabalho voluntário é imparcial, e faz questão de mostrar as coisas boas que são realizadas e também as coisas ruins, que precisam de uma melhora ou até investigação. Quando somos acusados de sermos oposição ou situação, sempre desafiamos o leitor a nos mandar um material verídico, seja bom ou ruim, para que publiquemos também, mostrando que não temos a intenção de somente falar mal ou bem de algo ou alguém.¨ disse outro membro.
4) Onde o SD quer chegar?
Nossa meta é dar voz a tudo e todos que tenham uma reivindicação a fazer. É expor os problemas para alertar o poder público para que eles encontrem as soluções.
É expor as notícias e poder informar a população como um todo, sobre tudo o que acontece na Cidade.
Queremos ajudar as pessoas.
Com a parceria com o Saquarema Online, hoje conseguimos trazer para a população, um Guia de todo o comércio e serviços da cidade, todo o turismo, além de informações úteis como relação e telefone dos hospitais, dias de marcações de consultas, telefones úteis e CEPs, tudo online, 24h por dia, 7 dias por semana.
Esperamos em breve trazer muitas novidades que ainda não podem ser divulgadas mas que deixarão a nossa página ainda melhor.
5) Se é um trabalho voluntário, quem pode fazer parte?
Moradores de Saquarema, sem vínculo político, acima de 16 anos, que tenham algum tempo livre para se dedicar, anonimamente, a página e/ou aos grupos.
Nossa equipe avalia em conjunto alguns perfis, que devem ter uma curiosidade aguçada, conhecimento de redes sociais, paciência e disposição para ajudar a melhorar o acesso a informação na Cidade.
E assim os bastidores do SD mostram um trabalho sério, com identificação pela Cidade e sempre mutável, evitando interferências externas nesse canal que promete continuar crescendo, melhorando e exercendo cada vez mais a liberdade de expressão e acesso a informação para todos.
Ainda não curte ou não conhece o Saquarema da Depressão? Clique aqui e faça parte dessa grande comunidade.