top of page
  • Foto do escritorSaquarema Online

A vida dos animais de rua de Saquarema


Que a crise chegou, a vida de muita gente mudou e que hoje não está fácil pra ninguém, isso todos sabemos. Mas para os animais de rua de Saquarema, sempre foi difícil e nada mudou.

Sem leis rigorosas e um apoio que faça a diferença nas causas animais, esses seres indefesos vivem a mercê da sorte correndo riscos em uma Cidade que vive às escuras pela deficiência na iluminação pública, e NÃO contam com um canil municipal para que os resgatados tenham um lar provisório.

São muitos animais, são muitos os problemas e são poucas as soluções.

Saquarema hoje conta com a única forma de suporte que não se esgota. O amor!

Um animal quando é resgatado geralmente está com problemas de saúde. Precisa de cuidados, precisa de remédios e precisa de um lar para se recuperar e não voltar para as ruas.


O animal nem sempre nasce nas ruas. Muitas vezes ele é abandonado porque ficou velho, doente, ou a família não tem tempo e muitas outras vezes ele é retirado do ambiente onde está, porque era vítima de maus tratos, estupros (sim, estupros) e diversas outras práticas de tortura ao animal.

SOS Cãopanheiros

Só que, sem um canil, onde vão esses cães?

Eles vão para a casa de protetores, pessoas que amam os animais e fazem de tudo para dar a eles um pouco de qualidade de vida e amor até encontrarem um lar definitivo.

São os protetores que assumem as despesas, cuidam, alimentam, zelam, castram os animais da nossa Cidade e procuram um lar pra eles.

Hoje infelizmente TODOS os lugares de apoio que poderiam receber animais estão lotados e não aceitam mais nenhum.

Quanto aos cuidados aos animais, existem algumas instituições:

1- SOS Cãopanheiros

2- ONG Bicho Maneiro (Também conhecida como AAPAS - Associação amiga e protetora dos Animais de Saquarema )



Esses 2 lugares encontram-se com nenhuma ou insuficiente ajuda da prefeitura, vivem a base de doações para continuar fazendo esse trabalho pelos animais. A Bicho Maneiro, que está completando 8 anos, já fez resgates e agora se concentra em campanhas de castração a preço popular. Só em 2017 já foram mais de 900 animais castrados.


Além desses 2 lugares já estabelecidos, existem alguns movimentos pró-animais que também fazem o possível para ajudar a causa, como o Projeto 4 Patinhas, o Grupo Bicho no Capricho, Peludos de Rua, Castracão. SOS Cadelas de Rua e a ONG Saquarema Fazendo o Bem.

Mas, voltando a vida dos animais abandonados, o que acontece depois que são resgatados, tratados e castrados? Eles ficam disponíveis para adoção. Que ótimo!

E aí entra o outro problema:

Sem um canil municipal, em grande parte alojados na casa de protetores, como uma família interessada em adotar conseguirá localizar esses animais e assim levá-los para integrar as suas famílias?

A ONG Saquarema Fazendo o Bem criou recentemente uma "Central de adoção", onde esses protetores e instituições podem enviar fotos dos animais junto de algumas informações básicas deles.

Em posse dessas fotos, a ONG cadastra os animais no site e assim qualquer familia interessada poderá encontrar esse animalzinho e os dados de contato do protetor ou instituição onde aquele animal está, para conversarem e começarem os preparativos para a adoção.


Também existem as "feiras de adoção", que são divulgadas nas redes sociais, petshops e veterinárias, espalhadas em diversos pontos da cidade.


Nessas feiras, esses protetores e algumas instituições levam alguns dos animais para que, com sorte, encontrem uma família e possam assim dar início a vida que sempre mereceram ter.


Esses indefesos animais geralmente já vão para as feiras castrados, o que é fundamental para o controle de natalidade, evitar adotantes que queiram montar canis clandestinos e pela sua própria importância na prevenção de diversas doenças que uma cadela/gata não castrada pode vir a ter.

Só com muito AMOR e união poderemos trazer um pouco mais de esperança para a situação em que se encontram os animais de Saquarema.

Se você tem interesse em ajudar, seja com ração, medicamentos usados, alguma quantia em dinheiro para pagar as muitas despesas de exames, cirurgias e remédios, ou tem casinhas, roupinhas, brinquedinhos, etc que seu animalzinho não usa mais. Entre em contato com a ONG pelo site, e-mail ou facebook:

www.saquaremaonline.com.br/projetosocial

fazendoobem@saquaremaonline.com.br

www.facebook.com/saquaremaonline

Só assim, nos unindo como seres humanos, sem esperar novas leis ou por um canil que deveria ser construído, que poderemos salvar e mudar a vida de alguns animais. Alguns deles sequer terão tempo para esperar.

Acompanhe também notícias e as feiras de adoção através do nosso facebook.

www.facebook.com/saquaremaonline

Veja mais sobre as instituições:

SOS Cãopanheiros -> https://www.facebook.com/sos.caopanheirosperfil/

Bicho Maneiro -> https://www.facebook.com/ongbichomaneiro/

Projeto 4 Patinhas -> https://www.facebook.com/projeto4patinhassaquarema/

Saquarema Fazendo o Bem (FACEBOOK) - https://www.facebook.com/groups/saquaremafazendoobem

(SITE) -> www.saquaremaonline.com.br/projetosocial

Bicho no Capricho -> https://www.facebook.com/groups/450616508618892/

Central de adoção: www.saquaremaonline.com.br/adocao

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page