top of page
  • Bruno Mouta

Iniciando uma empresa. E agora?

Tanto os negócios em regiões onde o movimento é sazonal, quanto os novos negócios que vem surgindo a cada dia devido a crise, tem uma coisa comum em sua estrutura: São empresas familiares.

Mas, até que ponto é vantajoso constituir uma empresa familiar? Até que ponto essa estrutura pode atrapalhar o desenvolvimento da mesma? São muitos os pontos fortes e fracos de uma empresa criada nesses moldes, mas como fazer dar certo é a questão.

Em 2005, 90% das empresas brasileiras eram familiares. E não pense que empresa familiar significa pequena e micro empresa. Bamerindus, Mappin, Arapuã são exemplos de empresas gigantes e familiares (e que faliram).

Já em 2016 estima-se que esse número subiu para 95%, o que indica que você, que tem sua empresa junto com a família, precisa estar muito atento na condução da empresa para não figurar entre as 76% que fecharam as portas em menos de 6 anos.

Um dos principais problemas de uma empresa está na sua raiz. No porquê da empresa ter sido criada.

A grande maioria das empresas começa com a crise. A dificuldade de encontrar espaço no mercado de trabalho, ou uma rotina onde não conseguimos lidar com uma rigidez de horários (criar filhos por exemplo) faz com que sejamos criativos, aproveitemos qualquer coisa que sabemos fazer e transformamos isso em um negócio. E é assim que começa um dos maiores erros:

Iniciar um negócio sem um plano de negócios, sem uma estratégia, sem enxergar uma oportunidade e muitas vezes sem dinheiro para investir nesse negócio vai te colocar no caminho que leva ao fracasso.

Um plano de negócios é fundamental para um bom inicio. Ele é a elaboração daquilo que se pretende realizar através da empresa. É ter um estudo, com os primeiros passos, metas curtas, médias, longas. Estratégias para o produto ou serviço, marketing, equipe (você faz parte da equipe), cargos e funções, investimento necessário, análise do mercado, seus pontos fortes e fracos, e uma enorme variedade de aspectos que serão particulares de cada negócio.

"Enxergar uma oportunidade é o segredo, a mina de ouro, um dom para poucos." Isso você vai ler em quase todo artigo sobre porque criamos novos negócios. Realmente, enquanto uns choram tem outros vendendo lenço, e quando lidamos com situações onde existe a carência de um serviço, se aproveitar disso e para começar o seu negócio será um excelente primeiro passo.

Mas, no âmbito genérico da questão, o que quero dizer sobre enxergar uma oportunidade significa que não adianta você querer abrir uma empresa porque é bom em algo, quando não há oportunidade para você no ambiente em que está inserido. Por exemplo uma pessoa que seja ótima em fazer salgados fritos na hora, querer abrir uma empresa de salgados em uma região onde a cultura fitness, natural, saudável, esteja muito presente. Ou querer abrir um açougue em um bairro vegano.

A falta de dinheiro é outro aspecto crucial que leva qualquer negócio ao fracasso. Começar um negócio porque está precisando de dinheiro é tão arriscado quanto um professor do estado comprar no cartão de crédito contando que o governo vai depositar o salário em dia. Qualquer negócio precisa de divulgação, investimento e TEMPO. Quando já começamos sem 2 desses 3, já pode preparar uma caixa para guardar os 980 cartões de visita que você nunca vai ter a chance de distribuir depois que mandou fazer o pacote com os primeiros 1000 cartões.

Outra questão muito importante está na constituição da empresa. Geralmente ela começa familiar, com apoio de parentes e grandes amigos.

Saber separar o pessoal e o profissional é o maior desafio das empresas familiares e hoje em dia, a média de empresas familiares que abandonam os negócios por problemas pessoais (e não por falta de espaço no mercado) é de incríveis 65%.

Então, se você está pensando em iniciar uma empresa, não deixe de avaliar todos esses aspectos. Não é uma via fácil, vai requerer muito estudo, algum investimento e MUITO ESFORÇO.

Em breve iremos falar sobre as vantagens e desvantagens de uma empresa familiar, assim como a forma que devemos lidar quando fazemos parte de uma.

Qualquer dúvida ou se quiser alguma orientação da nossa equipe, escreva para marketing@saquaremaonline.com.br que faremos o possível para te ajudar.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page